
Transformações urbanísticas e incentivos para revitalizar a economia e promover a modernização da região central
Na ultima segunda-feira (07) o prefeito de Americana, Chico Sardelli, apresentou o projeto “Novo Centro”, que visa requalificar a região central da cidade, promovendo empreendimentos residenciais e comerciais para impulsionar o desenvolvimento econômico local. As principais medidas incluem:
Alterações no Plano Diretor: Mudanças na legislação urbana para permitir construções maiores e maximizar o uso dos terrenos na região central.
Redução de exigências de estacionamento: Menos vagas obrigatórias em empreendimentos residenciais, incentivando projetos mais compactos.
Incentivos fiscais e econômicos: Isenção de algumas taxas e descontos para empreendedores, reduzindo os custos de legalização e licenciamento de obras.
Aproximação dos imóveis às calçadas: Eliminação do recuo mínimo para imóveis comerciais, otimizando o uso do terreno.
Possível impacto a médio e longo prazo: Embora ousado, o projeto apresenta incertezas sobre a adesão do centro comercial e a sua capacidade de competir com o crescimento dos bairros comerciais e a popularidade dos shoppings. Há um risco de que, sem atratividade suficiente, o centro possa enfrentar dificuldades, correndo o perigo de se tornar menos dinâmico.