Vice-prefeito comanda o Executivo até 5 de julho, garantindo a continuidade administrativa durante a viagem particular de Chico Sardelli aos Estados Unidos
Americana (SP) – A Prefeitura de Americana está sob nova direção até o início de julho. O vice-prefeito Odir Demarchi (PSD) assumiu interinamente o comando do Executivo municipal após a Câmara aprovar a licença de 13 dias solicitada pelo prefeito Chico Sardelli (PL), que viajou em caráter particular para os Estados Unidos.
A posse ocorreu no Paço Municipal Prefeito Javert Galassi, em cerimônia acompanhada pelo presidente da Câmara, Léo da Padaria. Em seu discurso, Odir destacou que exercerá o cargo com “fé em Deus, responsabilidade e compromisso com a população”, reforçando que cada decisão será voltada ao bem-estar dos cidadãos.
Durante o período de afastamento, que vai de 23 de junho a 5 de julho de 2026, Odir responderá por todos os atos administrativos e pela condução das ações do governo municipal. A legislação exige que afastamentos superiores a dez dias sejam autorizados pelo Legislativo, o que foi cumprido em sessão ordinária.
Segundo publicações da imprensa local, Chico Sardelli viajou acompanhado do filho Franco Sardelli e do neto, em viagem particular para Orlando. Não há compromissos institucionais previstos e os custos não recaem sobre os cofres públicos.
Essa não é a primeira vez que o prefeito se licencia: em 2025, Chico já havia se afastado por 19 dias. A transição temporária garante a continuidade dos serviços públicos e dá visibilidade ao vice-prefeito, que passa a ocupar o papel de liderança durante o período.
Por Jorge Ramos – Redação Vai Vendo Brasil







