
Mesmo com público rotativo estimado e previsto em 30 mil pessoas nos três dias de evento, a 3ª Rota Cervejeira de Americana levanta debates sobre adesão e estratégias de divulgação diante da população de 245 mil habitantes.
A 3ª edição da Rota Cervejeira de Americana, promovida pela Prefeitura de Americana através da Secretaria de Cultura e Turismo, em conjunto com o Polo Cervejeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas), registrou um público rotativo estimado de aproximadamente 5 mil pessoas no primeiro dia e 14 mil no segundo. Caso o número final alcance 30 mil participantes ao longo dos três dias, isso representaria uma adesão de apenas cerca de 12% da população local, que gira em torno de 245 mil habitantes.
Apesar de ser um número expressivo para um evento do gênero, a baixa adesão levanta questionamentos sobre a efetividade das estratégias de divulgação. Dado o alto investimento necessário para a realização da festa, seria pertinente avaliar se a comunicação está atingindo o público-alvo de maneira eficaz ou se o evento está sendo promovido mais para cumprir protocolos administrativos.
O festival acontece no Centro de Cultura e Lazer (CCL), localizado na Avenida Brasil, nº 1.293, e segue até este domingo (25), das 12h às 22h, com entrada solidária – um sabonete líquido infantil, destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
A programação conta com 10 cervejarias artesanais da região e 10 bandas de diversos estilos ao longo dos três dias, além de uma praça de alimentação com 12 opções gastronômicas, área kids e exposição de artesanato da Feira Ameriart. Os visitantes podem degustar mais de 60 variedades de cervejas, incluindo opções sem álcool e uma edição comemorativa pelos 150 anos de Americana. O evento também oferece uma estrutura completa com palco profissional e iluminação de alta qualidade.
Confira a programação deste domingo (25):
13h – Belize e Bermudas
15h – Paulo Gazela Blues e Banda
17h – Folgatos Rockabilly
19h – Artéria Rock
A 3ª Rota Cervejeira de Americana tem produção da Bokme Produções!, apoio do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e da Região Turística Bem Viver, além do patrocínio da AVT Incorporadora, que aderiu à categoria Bronze dentro do Programa Conexão Cultura, lançado para impulsionar o calendário de eventos da cidade.
Para futuras edições, fica o desafio de repensar a linguagem das divulgações e as estratégias de captação de público, garantindo maior adesão e retorno ao investimento.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.