Página Inicial, Click aqui
Publicidade

Americana Ocupa a Oitava Posição no Ranking Nacional de Unidades de Saúde por Habitante

Foto: Amauri de Souza/ Secom / Pref. Americana

Município se destaca com a quantidade de locais de atendimento de Saúde

Americana figura como a oitava cidade do Brasil com mais estabelecimentos de saúde por habitante, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este ranking se concentra em municípios com mais de 200 mil habitantes, e Americana se posiciona entre os melhores nessa categoria.

Com um total de 505 equipamentos de saúde, entre públicos e privados, o território de Americana possui uma média de 470 estabelecimentos por habitante, considerando sua população de 237.240 pessoas.

Danilo Carvalho Oliveira, Secretário de Saúde, destaca a posição privilegiada de Americana a nível nacional, resultado dos investimentos realizados até o momento. Ele ressalta que a população está bem atendida em termos de espaços para a saúde, tanto na rede pública quanto na privada. Oliveira enfatiza o compromisso contínuo com a ampliação desses números, visando oferecer mais serviços de saúde com ênfase em humanização, qualidade e eficiência.

No que diz respeito à rede pública de saúde, Americana possui 35 estabelecimentos dedicados exclusivamente ao atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Isso inclui o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, o PA (Pronto Atendimento) Antônio Zanaga, três unidades de Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), uma farmácia central, 19 unidades básicas de saúde, um centro de especialidade odontológica, uma clínica modular para saúde bucal, uma central 192 (serviço de ambulância para urgência e emergência), uma unidade de atendimento domiciliar, uma unidade de vigilância em saúde, um centro de controle de zoonoses, um ambulatório de atenção especializada em infectologia e um núcleo de especialidades.

Além desses recursos, o município está em processo de construção de mais duas unidades básicas de saúde, nos bairros Parque da Liberdade, e Antônio Zanaga (em fase de licitação), além de uma nova UPA no Jardim Dona Rosa, na região do Parque Gramado.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes