
Vereador Sababá Filho Causa Alvoroço na Cidade ao Denunciar Recebimento de Verba para Renunciar.
Durante uma sessão na Câmara Municipal de Cândido Mendes, no Maranhão, o vereador Cleverson Pedro Sousa de Jesus (PCdoB), o Sababá, filiado ao PCdoB, atraiu atenção ao arremessar dinheiro pela janela e alegar ter recebido cerca de R$ 300 mil do prefeito Facinho, ligado ao PL, como incentivo para abdicar de seu cargo.
No vídeo que circulou na manhã desta sexta-feira (4), o vereador Sababá Filho expressa um discurso prolongado na Casa Legislativa, onde inicialmente tinha a intenção de renunciar. No entanto, de forma dramática, ele rasga o documento de renúncia, alegando ter sido subornado com a quantia mencionada pelo prefeito Facinho para abandonar seu mandato.
Ao exibir uma mochila repleta de dinheiro nas imagens, Sababá Filho compartilha suas preocupações com a segurança pessoal, mas reafirma sua decisão de não renunciar. Logo em seguida, ele atira as cédulas pela janela da Câmara de Vereadores.
A quantia, estimada em R$ 250 mil, chamou a atenção da população que se aglomerou na rua para coletar as notas arremessadas pelo vereador.
A contenda entre o prefeito e a oposição Cândido Mendes enfrenta uma crise política em decorrência de diversos confrontos envolvendo o prefeito Facinho, seu grupo político na Câmara e os vereadores de oposição.
Em uma sessão extraordinária da Câmara em 26 de junho, quatro vereadores alinhados ao prefeito foram destituídos de seus cargos por suposta violação de decoro parlamentar, após uma reunião sigilosa convocada pelo presidente da Câmara, Josenilton Santos, um membro da ala opositora.
Os vereadores alegam que essa manobra foi conduzida com o propósito de proporcionar à oposição uma maioria parlamentar suficiente para destituir o prefeito. Contudo, os vereadores removidos conseguiram uma ordem judicial, emitida pela Justiça, que invalidou a destituição e restaurou suas posições.
Posteriormente a esse acontecimento, a crise na Câmara de Vereadores se aprofundou e, nesta sexta-feira (4), um dos vereadores pertencentes à oposição, Sababá Filho, revelou ter recebido dinheiro do prefeito para renunciar.
Posição do prefeito Por meio de um comunicado, o prefeito Facinho, afiliado ao PL, enfatizou que não teve qualquer interação com o vereador Sababá e planeja tomar medidas legais contra ele por difamação e calúnia.
“O Prefeito JOSE BONIFACIO ROCHA DE JESUS vem a público, no que diz respeito aos eventos envolvendo o vereador SABABÁ FILHO, declarar o seguinte: primeiramente, não estabeleceu comunicação ou negociou de alguma forma com este vereador, notoriamente seu adversário político e reconhecidamente dado a tramas e espetáculos para obter publicidade; em segundo lugar, o prefeito foi informado de que o referido vereador elaborou um documento de renúncia, o qual foi autenticado em um Cartório em São Luís-MA, onde reconheceu sua própria assinatura e submeteu o documento à Câmara Municipal no dia de ontem (03/08/2023); por último, o que se sabe é que o vereador em questão estava em um estado de aflição, depois de tentar me remover do cargo sem êxito, devido à ausência de fundamentos legais e do quórum necessário para efetuar a destituição. Sua renúncia ou permanência no cargo é inconsequente para este prefeito, visto que sua saída da Câmara é de pouca relevância. Tudo se trata de uma farsa montada para tumultuar e atrair atenção”, conforme a declaração feita pela defesa do prefeito.