
Dados revelam aumento expressivo na cidade, indicando um cenário positivo para Americana.
Os dados do Censo 2022 confirmaram que Americana registrou um crescimento populacional proporcionalmente maior do que o do Estado. Enquanto o crescimento demográfico no Estado de São Paulo foi de 7,65% de 2010 a 2022, passando de 41.262.199 para 44.420.459 pessoas, Americana cresceu 12,63% no mesmo período, ou seja, passou de uma população em 2010 de 210.638 para uma população em 2022 de 237.247.
Ao compararmos os números, fica claro que Americana teve um crescimento populacional significativamente maior do que o Estado de São Paulo, o que indica um cenário positivo para a cidade.
De acordo com o secretário de Planejamento, Diego de Barros Guidolin, “as informações do Censo são de grande importância para o planejamento das ações do município e são muito utilizadas em nossa unidade de estatísticas para manter a base de dados atualizada e direcionar nossas ações de maneira mais precisa”, afirmou.
Quando comparamos com os municípios com mais de 200 mil habitantes, que correspondem à Região Metropolitana de Campinas, com base nas informações do Censo de 2022, Americana ocupa a 4ª posição.
Diversos fatores podem ter contribuído para esse crescimento populacional positivo, como o aumento de oportunidades de emprego e renda, investimentos em infraestrutura, serviços públicos de qualidade, transporte, lazer e moradia, entre outros.
Neste momento, segundo a secretária de Fazenda, Simone Bruno, é importante comemorar o aumento populacional maior do que o do Estado, o que confirma a atual conjuntura econômica e financeira de retomada do desenvolvimento econômico impulsionado pela atual Administração.
IPM E ICMS Até o exercício Ano Base 2022, em que se utilizavam os dados do Censo de 2010, Americana tinha uma representatividade no IPM (Índice de Participação dos Municípios) relativo à população de 0,0006636, o que representa 0,14% do IPM total. Com o Censo de 2022, Americana passará a ter uma representatividade no IPM relativo à população de 0,0006943, o que representa um crescimento de 4,62% na fatia do IPM que se refere à população.
Com relação à participação do município no produto da arrecadação do ICMS, que se refere às transferências do Estado para a cidade (IPM/Estado), a análise dos dados do Estado aponta que, no exercício de 2010, Americana representava 0,51% do total da população do Estado de São Paulo. Com o novo Censo de 2022, passou a representar 0,53% do total da população do Estado de São Paulo, o que significa uma pequena variação percentual que pode não ter grandes impactos nos cálculos, mas mantém os valores de repasses para a cidade.
Simone explica, ainda, que o novo Censo deverá ser utilizado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo para o cálculo relativo ao Ano Base de 2023, cuja publicação do IPM definitivo se dará em 2024, e será utilizado para distribuição aos municípios durante o exercício de 2025. Isto significa que eventuais reflexos na composição dos cálculos e destinação de valores de repasses somente serão sentidos daqui a dois anos.