Logo Retangulo VVB
Página Inicial, Click aqui

Construção do Condomínio Vida Longa para Idosos avança em Americana

Projeto-vida-longa Construção do Condomínio Vida Longa para Idosos avança em Americana
Foto: Secom/AM

Secretário de Habitação destaca progresso das obras e benefícios do Programa para os idosos de Americana - Vídeo na matéria:

O Secretário de Habitação, Luiz Carlos Cezaretto, concedeu uma entrevista ao “Vai Vendo Brasil” para falar sobre o progresso das obras de construção das 28 casas destinadas aos idosos do Condomínio Vida Longa, localizado em Americana, na região do bairro Jaguari. De acordo com a Secretaria de Habitação de Americana, que está acompanhando os trabalhos, os serviços de apoio deverão ser concluídos em todas as unidades nos próximos dias.

Até o momento, 22 casas já receberam as instalações de água e esgoto de parede, assim como os serviços elétricos. Nesta semana, dar-se-á início à obra de esgoto condominial.

Luiz Carlos Cezaretto destacou o andamento das obras e os benefícios do Programa para os idosos de Americana. Ele afirmou: “As obras estão progredindo em ritmo acelerado, visando a entrega das casas possivelmente até o final de dezembro ou início de 2024, conforme informado pela empreiteira e pela CDHU. Essas casas serão um lar para os idosos em situação de vulnerabilidade pelo tempo necessário, proporcionando-lhes os cuidados e a atenção que merecem.”

O empreendimento contará com cozinhas, salas de estar e dormitórios conjugados, banheiros e áreas de serviço, além de espaços de lazer destinados a promover a socialização entre os idosos, como hortas e academia. O projeto também inclui elementos de segurança e acessibilidade, tais como barras de apoio, pias e sanitários com alturas adequadas, portas e corredores mais amplos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros.

Veja o vídeo com a entrevista:

O Programa Vida Longa é direcionado a pessoas com mais de 60 anos de idade, que vivem preferencialmente sozinhas ou possuem vínculos familiares fragilizados, estando em situação de vulnerabilidade e risco social. Ele é realizado pela Secretaria de Estado da Habitação, pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com as prefeituras. No caso de Americana, a Prefeitura cedeu a área para a construção das 28 moradias.

O convênio para a execução do programa foi assinado em 16 de dezembro de 2021 pelo prefeito Chico Sardelli, após a intermediação do ex-deputado federal Vanderlei Macris. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 4,5 milhões, sendo que todo o processo documental foi formalizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Convênios. A CDHU está construindo o condomínio com recursos a fundo perdido.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Americana será responsável pela manutenção e gestão do Programa, que possui um caráter protetivo e está alinhado com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes