Página Inicial, Click aqui
Publicidade

Surto da Febre Maculosa Brasileira: Ações de Emergência para Conter a Propagação em Americana (SP)

Prefeitura e Secretarias Mobilizadas em Locais de Alto Risco para Prevenir Novos Casos da Doença

O prefeito Chico Sardelli reuniu-se nesta quarta-feira (14) com representantes das secretarias e unidades responsáveis pelas ações de combate à transmissão da febre maculosa brasileira no município, visando identificar medidas para intensificar o trabalho já realizado. Embora não haja casos confirmados da doença em 2023, foram discutidos os locais de possível contágio e estratégias conjuntas para combater a febre maculosa. Participaram do encontro o vice-prefeito Odir Demarchi, o secretário de Meio Ambiente Fabio Renato de Oliveira, o secretário de Comunicação Leon Botão, o secretário-adjunto de Saúde Fábio Joner, a superintendente da Fusame Lilian Godoi, a diretora da Atenção Básica Simone Maciel, o diretor da Vigilância em Saúde, Antonio Donizeti, o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Jorge Gomes e o agente de controle de vetores Jardel Brasil.

Para reforçar a campanha de prevenção, Americana instalará mais placas nos locais de risco e ampliará as ações de conscientização por meio das redes sociais, cartazes e panfletos. Também será estabelecida uma parceria entre a Vigilância e a Secretaria de Educação para levar o tema aos estudantes. Na área da Saúde, haverá um trabalho junto aos médicos e enfermeiros da atenção básica e do pronto atendimento para redobrar a atenção em relação aos sintomas da febre maculosa brasileira, visando um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

As ações já realizadas incluem o Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato (PVCE), que monitora as áreas de risco e mantém placas de advertência à população. Profissionais realizam pesquisas do carrapato-estrela em pontos estratégicos, como margens de rios, córregos e riachos, além da orla da Represa Salto Grande, áreas consideradas de risco para a transmissão da febre maculosa brasileira. A Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento também estabeleceram uma parceria para controlar a população do carrapato-estrela por meio da aplicação de um agente de controle biológico nas áreas de risco do município.

Os principais sintomas da febre maculosa brasileira incluem febre, náusea/vômito, manchas avermelhadas na pele, dores abdominais e musculares, e dores de cabeça. Para evitar a doença, é importante evitar áreas de risco. As áreas destacadas como possíveis locais de contágio são: Área da Carioba (pesqueiros do Rio Piracicaba, próximos ao parque têxtil da Rua Carioba), Área da Casa de Cultura Herman Müller (mata ciliar adjacente ao Ribeirão Quilombo), Área do Rio Jaguari (região pós-represa do Salto Grande, chácaras nas proximidades da Colônia Agrícola do sobrado velho.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes