
O objetivo informado pelo órgão seria “limpar” as ruas da cidade, dispensando os mendigos, segundo morador em situação de rua, que registrou boletim de ocorrência
Um caso de abandono e violação dos direitos humanos chocou a população de Americana, no interior de São Paulo. Um morador de rua de 51 anos foi deixado na Rodovia Anhanguera, em Americana, pelo CRAS de Indaiatuba, na madrugada de quarta-feira (22). Segundo ele, o objetivo informado pelo órgão seria “limpar” as ruas da cidade, dispensando os mendigos.
O homem foi encontrado pelos guardas municipais em uma praça do São Manoel nesta quinta-feira (23). Ele relatou que os funcionários do CRAS jogaram seus itens pessoais, como documentos e um encaminhamento médico para uma cirurgia. Ele caminhou por horas até chegar à praça, onde foi socorrido pelos agentes.
A denúncia de abandono na Anhanguera foi registrada em boletim de ocorrência por constrangimento ilegal. O homem passaria a noite em uma casa de passagem da cidade e na manhã desta sexta-feira (24), seria levado por uma equipe de assistência social novamente ao CRAS de Indaiatuba.
A administração de Indaiatuba não se posicionou sobre o caso até o momento. A atitude do órgão é repudiada por entidades que defendem os direitos das pessoas em situação de rua. Elas exigem que os responsáveis sejam punidos e que o morador de rua receba o apoio necessário para sua recuperação e reinserção social.