
Saúde de Americana-SP debate violência doméstica no Dia da Mulher
A conscientização não pode parar
Aproveitando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção de Saúde – órgão ligado à Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) – realizou, nos dias 7 e 8 de março, palestras sobre violência doméstica e direitos das mulheres na sociedade. Os temas foram abordados pela coordenadora do Núcleo, Léa Amábile.
No dia 7, o evento aconteceu no CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Americana), tendo como público os alunos e alunas da instituição. No dia 8, uma palestra sobre o autocuidado foi realizada no Paço Municipal, destinada às servidoras e servidores que atuam no local. A ação foi em parceria com o Fundo Municipal de Solidariedade, e promoveu uma ação solidária para a arrecadação de produtos de higiene pessoal para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Durante a explanação, a palestrante abordou aspectos da vida diária das mulheres, comportamentos, atitudes, saúde física e emocional, alimentação, espiritualidade, além de questões externas que podem influenciar no cotidiano, na família e também na sociedade.
Ainda no dia 8, a coordenadora realizou uma roda de conversa na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde abordou a promoção da saúde e prevenção de doenças como garantia dos direitos das mulheres.