
Para a maior parte da população de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador do estado, deveria concorrer à reeleição em 2026, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (10)
Conforme o levantamento realizado, 58% dos entrevistados acreditam que o governador deveria buscar a reeleição no governo paulista. Outros 30% sugerem que ele se candidate à Presidência da República, enquanto 12% não souberam opinar. De acordo com as regras eleitorais, o governador tem até abril do próximo ano para decidir qual cargo pretende disputar.
Apesar das especulações, ele afirma publicamente não ter intenção de concorrer ao Palácio do Planalto.
O instituto também questionou os cidadãos sobre quem Freitas deveria apoiar para o governo estadual caso opte por não participar da disputa.
Em um empate técnico, Pablo Marçal (PRTB) lidera com 23%, seguido pelo prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), com 22%. Para 10% dos entrevistados, o apoio deveria ser direcionado ao secretário de governo Gilberto Kassab (PSD). Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, foi apontado por 7% como o melhor nome para receber o apoio.
Já o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), aparece com 6%, e André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa, com 3%.
O levantamento foi realizado com 1.500 pessoas em 81 cidades do estado entre os dias 1º e 3 de abril, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.