
Sessão marcada para o dia 1º de abril inclui propostas de eventos no calendário oficial enquanto saúde pública e abastecimento de água continuam em segundo plano
Na próxima sessão da Câmara Municipal de Americana, marcada para o dia 1º de abril – um dia conhecido por brincadeiras e trotes –, os vereadores parecem estar ocupados com prioridades… peculiares. Entre os sete projetos em pauta, dois são do Executivo, enquanto os outros cinco são de autoria dos próprios legisladores. Desses, três tratam da inclusão de eventos no calendário oficial da cidade:
Festa de Santa Rita de Cássia, comemorada em maio;
Agosto Caramelo, dedicado à conscientização sobre segurança de animais no trânsito;
Passos que Salvam, campanha de fevereiro voltada para a prevenção do câncer infantojuvenil.
Enquanto esses projetos podem ter valor simbólico, a ironia não passa despercebida para a população, que enfrenta problemas reais, como a precariedade no atendimento à saúde e a crise no abastecimento de água. O Hospital Municipal, por exemplo, segue com condições críticas, apesar de a OS Santa Casa de Chavantes, que administra a saúde pública, receber em torno de R$ 250 milhões por ano. Consultas e cirurgias são adiadas ou simplesmente não acontecem, e o atendimento preventivo e emergencial continua longe do próximo aceitável ou básico ideal.
Profissionais técnicos em saúde pública apontam que a má gestão dos recursos e a ausência de planejamento estratégico agravam a situação do sistema de saúde. “Isso impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores,” destacam. Contudo, na Câmara, parece que o foco está em garantir um calendário oficial mais recheado do que soluções práticas, fiscalização de contratos ao entregue para problemas estruturais e etc.
Se no mundo ideal de alguns vereadores não há filas no hospital e torneiras secas, no mundo real, os cidadãos pagam um preço alto pela desconexão entre a política e a realidade. Será que 1º de abril é apenas uma coincidência… ou a escolha da data reflete bem o tom das prioridades apresentadas? Americana segue aguardando respostas.
Vai Vendo Brasil !!!
Jorge Ramos é Jornalista, comentarista político, articulista, consultor financeiro e securitário. Graduado em Administração/Gestão Pública e pós-graduado em Direito Constitucional.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.