
Explorando o Espaço Sideral e Além no Observatório Municipal de Americana
O Observatório Municipal de Americana (OMA) destaca a observação de Saturno a partir desta semana. Saturno, o planeta mais belo do Sistema Solar, juntamente com seus majestosos anéis, é o centro das atenções. As visitas estão programadas para as noites de quarta-feira e sexta-feira, a partir das 19h, com grupos de até 15 pessoas por hora. São disponibilizados até quatro grupos por noite, e é necessário agendar a visita através do telefone (19) 3408-4800. A administração desse espaço fica a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo.
O astrônomo e coordenador do OMA, Carlos H. A. Andrade, compartilha informações fascinantes sobre Saturno: “Saturno é o sexto planeta a partir do Sol, situado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, superado apenas por Júpiter, e é classificado como um dos planetas gasosos do sistema solar, sendo também o menos denso. Curiosamente, sua densidade é tão baixa que, em uma situação absurda, ele flutuaria se colocado em uma banheira gigante! No entanto, o traço mais marcante de Saturno é o espetacular sistema de anéis, que pode ser admirado com perfeição através dos telescópios do OMA.”
Ele também explica que o nome do planeta Saturno tem origem no deus romano Saturno, que era também conhecido como Cronos, o Senhor do Tempo, na mitologia grega. Saturno é visível a olho nu a partir das 19h no horizonte leste e proporciona um espetáculo impressionante quando observado através de um telescópio.
A rápida rotação de Saturno, com duração de 10 horas, 39 minutos e 26 segundos, faz dele o planeta mais achatado do sistema solar. Cada órbita completa ao redor do sol leva 29 anos terrestres.
Além de Saturno, o OMA também planeja mostrar Júpiter, o maior planeta do sistema solar, a partir de novembro. Dessa forma, o final do ano será dedicado à observação dos planetas gasosos.
Em 20 e 22 de setembro, outra atração notável será a Lua em sua fase crescente, que é a melhor fase para observação. Detalhes como crateras, montanhas, vales e planícies lunares poderão ser observados com grande precisão.
Para acessar o Observatório, basta seguir até a entrada do Jardim Botânico, localizada na Rua Abrahim Abraham, s/nº, Parque Residencial Nardini. No caso de condições climáticas adversas, como tempo nublado ou chuvoso, o agendamento será automaticamente cancelado e deverá ser refeito.