
Um Estudo Revela as Lacunas na Acessibilidade para Pessoas com Deficiência no Brasil.
Um estudo recente compilou dados de todo o país e classificou nossas cidades com base na quantidade de estabelecimentos acessíveis para cadeirantes e pessoas com outras deficiências físicas.
A pesquisa foi conduzida através do Guiaderodas, uma plataforma semelhante ao TripAdvisor, onde os usuários compartilham suas experiências para avaliar a acessibilidade dos lugares que frequentam.
Das avaliações realizadas em todo o Brasil por meio do aplicativo, as cinco capitais brasileiras com mais estabelecimentos avaliados como acessíveis foram:
- São Paulo, com um índice de acessibilidade de 62%;
- Curitiba, com 58% dos estabelecimentos acessíveis;
- Porto Alegre logo atrás, com 52%;
- Rio de Janeiro em quarto lugar, com metade das avaliações sendo positivas;
- Belo Horizonte encerrando o ranking acessível, com 44%.
No que diz respeito ao lazer… Menos da metade dos restaurantes brasileiros foram classificados como acessíveis na plataforma. Quando se trata de bares e casas noturnas, a situação é um pouco pior: apenas 37,6% foram considerados acessíveis.
O relatório também destacou que cerca de um terço das avaliações foi feito por usuários do aplicativo que declararam utilizar cadeiras de rodas. Isso representa quase meio milhão de avaliações catalogadas pela ferramenta.
A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,9% da população com mais de 2 anos de idade. Isso sem contar com os idosos, que representam mais de 30 milhões de pessoas e também enfrentam desafios de acessibilidade.