
De acordo com o vice-chanceler, a partir de 1º de janeiro, os tradicionais eventos do Brics serão realizados pela primeira vez com a participação plena de membros recém-admitidos
MOSCOU, 25 ago. /TASS/. A Rússia pretende fazer da expansão da influência da associação na arena global o objetivo de sua presidência do Brics, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, em entrevista coletiva sobre os resultados da cúpula do Brics na África do Sul.
“A partir de 1º de janeiro, nosso país presidirá a associação. Durante a presidência russa, eventos tradicionais do Brics serão realizados pela primeira vez com a participação plena de membros recém-admitidos”, disse. “Como o presidente russo [Vladimir Putin] disse na cúpula do Brics ontem, continuaremos a causa de expandir a influência de nosso grupo no mundo, estabelecer interação prática com novos membros da associação e desenvolver um diálogo sobre a plataforma BRICS Plus/Outreach.”
Este ano, a cúpula do BRICS foi realizada em Joanesburgo, de 22 a 24 de agosto, sob a presidência da África do Sul. Foi a maior reunião dos chefes de Estado e de Governo do Sul Global nos últimos anos. Os líderes de 54 países africanos estavam entre os convidados. Os participantes da cúpula concordaram que Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos se juntariam à associação a partir de 1º de janeiro de 2024. Uma nova lista de possíveis membros será elaborada até a próxima cúpula.
*Por Tass Agência de Noticia Russa