
Questionando a Responsabilidade: A Perspectiva de Rui Costa (PCO) sobre as Ações de Alexandre de Moraes e a Alegação de Terrorismo
No sábado, 12 de agosto de 2023, Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária (PCO), em tom irônico, comentou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de liberar os detidos relacionados aos incidentes extremistas ocorridos em 8 de janeiro. Desde a segunda-feira, 7 de agosto, um total de 162 réus haviam sido soltos. Essa medida se seguiu a uma série de eventos, incluindo a detenção em flagrante de 2.151 pessoas pela Polícia Federal (PF) em 9 de janeiro.
Estas pessoas, segundo as autoridades, estiveram envolvidas nos acontecimentos do 8 de Janeiro e foram encontradas acampadas em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, um dia após a invasão dos edifícios na Praça dos Três Poderes.
Além disso, em 17 de janeiro, Alexandre de Moraes declarou que os indivíduos que invadiram e vandalizaram o prédio do Supremo Tribunal Federal eram considerados “terroristas”.
Veja o que escreveu Rui Costa ( PCO):
"Ou o Alexandre de Moraes é um irresponsável, que colocou na rua mais de 2 mil terroristas e estamos a mercê de um exército maior que o Grupo Wagner, ou então toda a ideia dos terroristas é uma farsa - o que é muito mais provável, porque, na realidade, você não solta terrorista.… pic.twitter.com/r2i71l4tc3
— PCO - Partido da Causa Operária (@PCO29) August 12, 2023
“Ou o Alexandre de Moraes é um irresponsável, que colocou na rua mais de 2 mil terroristas e estamos a mercê de um exército maior que o Grupo Wagner, ou então toda a ideia dos terroristas é uma farsa – o que é muito mais provável, porque, na realidade, você não solta terrorista. Alguns jornais foram atrás para ver quem que são esses ‘perigosos terroristas’ e vejam vocês o tamanho da farsa que existe hoje: 400 dos 2000 são tão pobres que não possuíam dinheiro para contratar um advogado sequer. Não é que não podem pagar o escritório do Ives Gandra Martins, mas não podem pagar um advogado de porta de cadeia que os defenderia por menos de mil reais. Depois, começaram a aparecer quem são os perigosos terroristas. no meio da coisa tinham donas de casa, uma manicure… perigosíssima. imagina o que ela pode fazer se souber usar de forma letal um alicate de cutícula ou uma lixa de unha. Eles prenderam 2 mil e tantas pessoas que são um agrupamento de zé ninguém. Os mais de elite eram cidadãos que eram donos de pizzaria e pequenos comércios. Não prenderam nenhum grande empresário, nenhum militar importante, nada. Só prenderam gente pobre que está sendo acusada de terrorismo. Ninguém sabe onde isso daí vai parar. Dependendo do humor do juiz no dia, a manicure vai fazer as unhas das mãos e dos pés pelo resto da vida, porque pode pegar até 30 anos de cadeia. Nós estamos sendo confrontados aqui por uma farsa.”