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Parceria entre Eve Air Mobility (Embraer) e DHL impulsiona logística para o eVTOL, o “carro voador”

Imagem conceitual do eVTOL, o 'carro voador' da Embraer

Colaboração estratégica visa operações sustentáveis e eficientes, enquanto o eVTOL se prepara para revolucionar a mobilidade aérea com previsão para 2026

A Eve Air Mobility, a empresa de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Embraer, estabeleceu uma nova parceria estratégica com a DHL Supply Chain, líder mundial em armazenagem e distribuição, visando a operação e logística do inovador veículo aéreo. Por meio da assinatura de um memorando de entendimento, as duas empresas uniram esforços para conduzir um estudo inicial sobre as principais necessidades e particularidades da cadeia de suprimentos necessária para o funcionamento eficaz do eVTOL. A DHL assumirá a responsabilidade pela logística de peças e manutenção, concentrando-se na análise de estratégias para garantir o fornecimento contínuo de componentes para operadores e centros de manutenção. A atenção será especialmente dedicada às questões relacionadas às baterias, incluindo seu transporte, armazenamento e descarte.

No contexto da governança ambiental, social e corporativa (ESG), a Eve demonstra seu compromisso em reduzir o impacto ambiental ao longo da cadeia de suprimentos, alinhando-se à missão de oferecer produtos e serviços mais sustentáveis. Luiz Mauad, vice-presidente de serviços e operações de frotas da Eve, enfatiza essa premissa. Além disso, a demanda pelo eVTOL é significativa, com diversas empresas de aviação e helicópteros já expressando interesse na aquisição de até 2.850 dessas aeronaves. O eVTOL, representando um novo paradigma de transporte, é estimado para transportar cerca de 450 aeronaves e mais de 8,2 milhões de passageiros anualmente em São Paulo até 2035, potencialmente melhorando a mobilidade urbana. Enquanto se aguarda a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para os voos do eVTOL, a expectativa é que esses veículos estejam disponíveis no mercado nacional a partir de 2026.

O eVTOL possui capacidade para quatro passageiros e um piloto, com uma autonomia estimada de 100 km/h. Embora exista a possibilidade de voos não tripulados no futuro, a presença de um piloto em solo ainda está sendo considerada. André Stein, co-CEO da empresa de eVTOLs da Embraer, explica que as regulamentações relacionadas à qualificação do piloto estão em discussão. Embora o eVTOL não seja projetado para uso diário, mas sim como um meio de transporte complementar, ele será desenvolvido para acomodar helipontos existentes e a empresa está explorando a criação de novos locais de pouso, conforme a demanda.

O custo estimado de cada veículo eVTOL é de aproximadamente US$ 3 milhões. No entanto, o operador será responsável por determinar o preço das passagens, buscando torná-las acessíveis e viáveis. As tarifas podem variar de 1,5 a 2 vezes o valor de um transporte por aplicativo, por exemplo. A Eve já anunciou parcerias com outras empresas fornecedoras e revelou um protótipo inicial da asa do eVTOL em junho deste ano. A fábrica de produção será localizada em Taubaté, interior de São Paulo, conforme anunciado no mês passado.

Fonte Matriz: Marina Harriz/ Joven Pan News

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