
Equipamento de avaliação por ultrassom auxilia na manutenção da saúde arbórea e reduz riscos para a população
A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana adquiriu um aparelho de tomografia por impulso para avaliar as árvores, a fim de prevenir quedas e reduzir riscos para a população. Esse equipamento utiliza exames de ultrassom para analisar as condições das árvores e troncos, identificando possíveis problemas e a necessidade de intervenções, como poda, corte ou remoção.
“Essa aquisição é de grande importância para o município, pois nos permitirá avaliar melhor cada espécie de árvore, realizando um trabalho preventivo contra quedas e potenciais acidentes”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
Os sensores do aparelho são fixados nos troncos e raízes das árvores, e por meio de impulsos conectados a um celular ou computador, o software possibilita a elaboração de gráficos que permitem aos técnicos diagnosticar a saúde das árvores e obter imagens tomográficas.
“Ao mapear o interior das árvores e suas raízes, é possível identificar lesões que podem ser corrigidas com poda e adubação, por exemplo, determinando o grau de comprometimento e a necessidade ou não de remoção. Esse trabalho ajudará a prevenir quedas, especialmente durante tempestades, evitando transtornos e riscos para a população”, ressaltou o Secretário.
O diretor da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos, Cícero de Jesus, enfatizou que o aparelho permitirá a localização precisa de defeitos nas árvores. “O resultado será uma tomografia de fácil compreensão, com operação em um computador em miniatura ou notebook, possibilitando medições em duas ou três dimensões e fornecendo uma localização mais precisa dos defeitos ou problemas que as árvores possam apresentar”, explicou.