
Equipamento de avaliação por ultrassom auxilia na manutenção da saúde arbórea e reduz riscos para a população
A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana adquiriu um aparelho de tomografia por impulso para avaliar as árvores, a fim de prevenir quedas e reduzir riscos para a população. Esse equipamento utiliza exames de ultrassom para analisar as condições das árvores e troncos, identificando possíveis problemas e a necessidade de intervenções, como poda, corte ou remoção.
“Essa aquisição é de grande importância para o município, pois nos permitirá avaliar melhor cada espécie de árvore, realizando um trabalho preventivo contra quedas e potenciais acidentes”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
Os sensores do aparelho são fixados nos troncos e raízes das árvores, e por meio de impulsos conectados a um celular ou computador, o software possibilita a elaboração de gráficos que permitem aos técnicos diagnosticar a saúde das árvores e obter imagens tomográficas.
“Ao mapear o interior das árvores e suas raízes, é possível identificar lesões que podem ser corrigidas com poda e adubação, por exemplo, determinando o grau de comprometimento e a necessidade ou não de remoção. Esse trabalho ajudará a prevenir quedas, especialmente durante tempestades, evitando transtornos e riscos para a população”, ressaltou o Secretário.
O diretor da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos, Cícero de Jesus, enfatizou que o aparelho permitirá a localização precisa de defeitos nas árvores. “O resultado será uma tomografia de fácil compreensão, com operação em um computador em miniatura ou notebook, possibilitando medições em duas ou três dimensões e fornecendo uma localização mais precisa dos defeitos ou problemas que as árvores possam apresentar”, explicou.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.