
Tarcísio de Freitas afirma que liderança de Bolsonaro é inquestionável, mesmo após inelegibilidade por oito anos
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, expressou solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se tornou inelegível pelos próximos oito anos.
“É inquestionável e duradoura a liderança do presidente Jair Bolsonaro como representante da direita brasileira. Dezenas de milhões de brasileiros contam com a sua voz. Seguimos juntos, presidente”, escreveu o governador em sua conta no Twitter.
A liderança do presidente @jairbolsonaro como representante da direita brasileira é inquestionável e perdura. Dezenas de milhões de brasileiros contam com a sua voz. Seguimos juntos, presidente.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) June 30, 2023
O TSE condenou Bolsonaro por disseminar informações falsas sobre as urnas eletrônicas, resultando em sua inelegibilidade pelos próximos oito anos. O julgamento foi concluído com um placar de 5 a 2 contra o ex-presidente.
Em junho de 2021, o ex-presidente questionou o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores. Segundo a Corte Eleitoral, Bolsonaro cometeu abuso de poder político ao transmitir a reunião pela TV Brasil, emissora estatal do governo federal.
Além do relator, ministro Benedito Gonçalves, os ministros Floriano Marques Neto, André Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre Moraes votaram pela condenação. Os ministros Raul Araújo e Kassio Nunes Marques divergiram e solicitaram a absolvição do ex-presidente.
De acordo com o relator, Jair Bolsonaro cometeu um grave equívoco ao fazer uso indevido dos meios de comunicação ao transmitir uma reunião com teor de descrédito ao sistema eleitoral brasileiro.