
Tarcísio de Freitas afirma que liderança de Bolsonaro é inquestionável, mesmo após inelegibilidade por oito anos
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, expressou solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se tornou inelegível pelos próximos oito anos.
“É inquestionável e duradoura a liderança do presidente Jair Bolsonaro como representante da direita brasileira. Dezenas de milhões de brasileiros contam com a sua voz. Seguimos juntos, presidente”, escreveu o governador em sua conta no Twitter.
A liderança do presidente @jairbolsonaro como representante da direita brasileira é inquestionável e perdura. Dezenas de milhões de brasileiros contam com a sua voz. Seguimos juntos, presidente.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) June 30, 2023
O TSE condenou Bolsonaro por disseminar informações falsas sobre as urnas eletrônicas, resultando em sua inelegibilidade pelos próximos oito anos. O julgamento foi concluído com um placar de 5 a 2 contra o ex-presidente.
Em junho de 2021, o ex-presidente questionou o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores. Segundo a Corte Eleitoral, Bolsonaro cometeu abuso de poder político ao transmitir a reunião pela TV Brasil, emissora estatal do governo federal.
Além do relator, ministro Benedito Gonçalves, os ministros Floriano Marques Neto, André Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre Moraes votaram pela condenação. Os ministros Raul Araújo e Kassio Nunes Marques divergiram e solicitaram a absolvição do ex-presidente.
De acordo com o relator, Jair Bolsonaro cometeu um grave equívoco ao fazer uso indevido dos meios de comunicação ao transmitir uma reunião com teor de descrédito ao sistema eleitoral brasileiro.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.