
Encontro ideológico polarizado: Presidente Lula comparece à abertura do Foro de São Paulo enquanto o 'Foro do Brasil' de políticos conservadores é lançado simultaneamente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por comparecer à cerimônia de abertura do Foro de São Paulo, um encontro de partidos e organizações de esquerda, que será realizado em Brasília nesta quinta-feira (29). A participação do presidente está agendada para as 19h.
Antes do evento, no Palácio do Planalto, Lula receberá Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo.
Este será o primeiro encontro presencial do Foro após a pandemia de covid-19 e terá duração até domingo (2). O 26º encontro do Foro de São Paulo tem como lema “Integração Regional para Avançar a Soberania Latino-americana e Caribenha”.
O Foro de São Paulo foi estabelecido em 1990, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil e do Partido Comunista de Cuba, com o objetivo de promover o diálogo, a cooperação e a articulação política entre partidos e organizações de esquerda da América Latina e do Caribe.
Versão conservadora do Foro de São Paulo Lula estará presente na abertura do Foro de São Paulo no mesmo dia em que políticos conservadores participam do lançamento do “Foro do Brasil”, uma versão de direita do encontro.
O grupo é liderado por Padre Kelmon (PTB), candidato à Presidência em 2022, e contará com a presença de parlamentares em sua primeira reunião. Entre eles, estão Carla Zambelli (SP), Magno Malta (ES) e Bia Kicis (DF).