
Capacitação visa aprimorar o atendimento de urgência e emergência na cidade
O Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” em Americana (SP) realizou nos dias 10, 11 e 12 de junho um treinamento voltado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, abordando o “Suporte Básico de Vida e Uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático)”.
Andréia Santos, diretora da instituição que administra o Hospital Municipal em parceria com a Prefeitura de Americana, destaca a qualificação contínua das equipes médicas e de enfermeiros como um dos pilares da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, que mantém contratos de gestão de saúde em várias cidades, incluindo Americana.
O objetivo do treinamento, segundo o Dr. Ricardo Quintela, diretor técnico do HM, é capacitar a equipe multiprofissional de atendimento de urgência e emergência em Americana para lidar de forma segura, organizada e sistematizada com os casos que surgirem na unidade. Além do conteúdo relacionado ao DEA, o treinamento também abordou o tratamento de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), popularmente conhecido como engasgo.
Durante o treinamento, foram realizadas simulações realísticas com manequins de alta fidelidade. O diretor técnico enfatizou que os cursos de Suporte Básico de Vida seguem o protocolo desenvolvido pela American Heart Association (AHA), buscando capacitar os profissionais de saúde a reduzir a mortalidade e a incapacitação causadas por doenças cardiovasculares.
O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, reforçou a importância desse tipo de atividade em Americana, destacando que os treinamentos contribuem para a atualização das equipes e proporcionam ainda mais segurança no atendimento aos usuários.
A qualificação das equipes do Hospital Municipal de Americana tem como objetivo trazer benefícios e segurança aos usuários do SUS que procuram atendimento médico na cidade. O treinamento capacita os profissionais de saúde a abordar com segurança as vítimas de doenças cardiovasculares e asfixia por obstrução das vias aéreas, cumprindo assim a missão de salvar vidas em situações de emergência e gerando um impacto positivo para a população atendida em Americana (SP).