
Lula passou por exames no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, na noite de quinta-feira (23)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua viagem à China por causa de uma pneumonia leve. Ele deveria embarcar no sábado (25), mas agora só irá no domingo (26). A informação foi confirmada pelo próprio presidente em suas redes sociais.
Lula passou por exames no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, na noite de quinta-feira (23), onde foi diagnosticado com a doença. Ele está de repouso no Palácio da Alvorada e cancelou sua agenda desta sexta-feira.
A viagem à China tem como objetivo fortalecer os laços comerciais e estratégicos entre os dois países, que são os maiores parceiros do Brasil. Lula deve se reunir com o presidente chinês Xi Jinping na terça-feira (28) e assinar cerca de 20 acordos bilaterais nas áreas de meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, reindustrialização e cooperação internacional.
Entre os acordos previstos estão a criação de um fundo binacional para o clima, o desenvolvimento do satélite sino-brasileiro CBERS-6 e a inclusão do Brasil em uma lista de destinos recomendados para os turistas chineses.
Além de ministros, parlamentares e diplomatas, Lula levará uma comitiva recorde de 240 empresários brasileiros que buscam atrair investimentos da China para o Brasil. O governo também quer tirar do papel um fundo de R$ 20 bilhões do Banco de Desenvolvimento da China destinado ao país.
A visita à China é considerada estratégica pelo governo brasileiro em um momento de tensão entre Pequim e Washington. Lula já se encontrou com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden no mês passado e defendeu a formação de um “grupo pela paz” para mediar o conflito na Ucrânia.