Em pleno 2026, ainda é preciso que vereador cobre regras básicas para evitar lixo e entulho em frente a escolas e creches de Americana.
Parece absurdo, mas é real: ainda nos dias de hoje um vereador precisa se preocupar em regular onde se pode — ou não — jogar lixo. Foi exatamente isso que levou o presidente da Câmara de Americana, Léo da Padaria (PL), a protocolar uma indicação pedindo providências contra o descarte irregular de lixo e entulho em frente a escolas e creches da cidade.
De acordo com o autor, pais de alunos relataram o descarte irregular de lixo e entulho nas proximidades de diversas escolas e creches municipais. Léo ressalta a necessidade de ações para inibir tais atos. “É de grande importância manter os espaços públicos limpos, já que o descarte irregular nesses locais tem sido frequente, prejudicando o bem-estar da comunidade e representando risco à saúde pública”, aponta.
O que ele pediu
Na indicação, Léo da Padaria sugeriu:
Placas avisando que é proibido jogar lixo e entulho nesses locais, com referência à lei e às multas.
Instalação de câmeras de monitoramento nos pontos mais críticos.
Campanhas de conscientização para que a população colabore e mantenha os espaços limpos.
E agora?
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (24) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento. A expectativa é que a prefeitura coloque em prática as medidas e acabe de vez com esse problema que incomoda pais, alunos e toda a comunidade.
Por Jorge Ramos – Redação Vai Vendo Brasil







