cropped-VVB-Inclinado-com-treno-transp.png
Página Inicial, Click aqui

Rodoanel Norte: obra bilionária entregue após décadas de atraso vira espetadas políticas

Rodoanel Rodoanel Norte: obra bilionária entregue após décadas de atraso vira espetadas políticas
Foto: Divulgação/ Governo do Estado SP/ Arte : VVB Sp News

Trecho de 24 km ligando Dutra e Fernão Dias promete reduzir congestionamentos e retirar 10 mil caminhões das marginais. Investimento total de R$ 3,4 bilhões

Foi inaugurado nesta segunda-feira (22) o primeiro trecho do Rodoanel Mário Covas – setor Norte, na região metropolitana de São Paulo. A liberação para circulação acontece nesta terça-feira (23)

  • Extensão total: 44 km (24 km inaugurados agora; 20 km restantes até 2026).

  • Localização: Região metropolitana de São Paulo, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.

  • Estrutura:

    • 3 faixas por pista

    • 4 túneis

    • Pontes e viadutos

    • 4 passagens subterrâneas de fauna monitoradas

  • Fluxo esperado: 40 mil veículos/dia, sendo mais da metade caminhões e carretas.

  • Impacto direto: 10 mil caminhões a menos nas marginais, redução de tempo de viagem e melhora da qualidade do ar.

Investimento

  • Total: R$ 3,4 bilhões

  • Fontes:

    • R$ 1,35 bilhão via financiamento do BNDES

    • R$ 2 bilhões da concessionária Via SP Serra, do Grupo Via Appia

  • Modelo de concessão: pedágio eletrônico (free flow), sem praças físicas, cobrando por trecho percorrido.

Histórico

  • Concepção: O Rodoanel Mário Covas foi idealizado nos anos 1990 para desafogar o trânsito da capital.

  • Trechos anteriores:

    • Oeste: entregue em 2002

    • Sul: entregue em 2010

    • Leste: entregue em 2014

  • Norte: considerado o mais complexo, por atravessar áreas urbanas densas e de preservação ambiental.

  • Atrasos: escândalos como mensalão e Lava Jato travaram licitações e contratos, além de disputas judiciais e problemas ambientais.

Disputa política na inauguração

  • Aloizio Mercadante (BNDES): destacou o financiamento federal e exaltou Lula, dizendo que o presidente “não olha quem é o governador, olha o Estado e a população”.

  • Tarcísio de Freitas (SP): provocou, lembrando que a obra demorou quase 30 anos por causa de escândalos de corrupção, exaltou Bolsonaro e celebrou a entrega antecipada em seis meses.

  • Reação do público: aplausos ao governador, vaias ao presidente do BNDES.

Estrutura de apoio

  • SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário): estacionamento, banheiros, água potável e área de descanso.

  • Centro de controle de operações: monitoramento em tempo real.

  • Posto da Polícia Militar Rodoviária: reforço na segurança.

Em resumo: o trecho norte do Rodoanel não é apenas uma obra viária, mas um símbolo da política brasileira — marcado por décadas de atrasos, escândalos e disputas, e agora usado como vitrine eleitoral.

 

Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes