Trecho de 24 km ligando Dutra e Fernão Dias promete reduzir congestionamentos e retirar 10 mil caminhões das marginais. Investimento total de R$ 3,4 bilhões
Foi inaugurado nesta segunda-feira (22) o primeiro trecho do Rodoanel Mário Covas – setor Norte, na região metropolitana de São Paulo. A liberação para circulação acontece nesta terça-feira (23)
Extensão total: 44 km (24 km inaugurados agora; 20 km restantes até 2026).
Localização: Região metropolitana de São Paulo, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.
Estrutura:
3 faixas por pista
4 túneis
Pontes e viadutos
4 passagens subterrâneas de fauna monitoradas
Fluxo esperado: 40 mil veículos/dia, sendo mais da metade caminhões e carretas.
Impacto direto: 10 mil caminhões a menos nas marginais, redução de tempo de viagem e melhora da qualidade do ar.
Investimento
Total: R$ 3,4 bilhões
Fontes:
R$ 1,35 bilhão via financiamento do BNDES
R$ 2 bilhões da concessionária Via SP Serra, do Grupo Via Appia
Modelo de concessão: pedágio eletrônico (free flow), sem praças físicas, cobrando por trecho percorrido.
Histórico
Concepção: O Rodoanel Mário Covas foi idealizado nos anos 1990 para desafogar o trânsito da capital.
Trechos anteriores:
Oeste: entregue em 2002
Sul: entregue em 2010
Leste: entregue em 2014
Norte: considerado o mais complexo, por atravessar áreas urbanas densas e de preservação ambiental.
Atrasos: escândalos como mensalão e Lava Jato travaram licitações e contratos, além de disputas judiciais e problemas ambientais.
Disputa política na inauguração
Aloizio Mercadante (BNDES): destacou o financiamento federal e exaltou Lula, dizendo que o presidente “não olha quem é o governador, olha o Estado e a população”.
Tarcísio de Freitas (SP): provocou, lembrando que a obra demorou quase 30 anos por causa de escândalos de corrupção, exaltou Bolsonaro e celebrou a entrega antecipada em seis meses.
Reação do público: aplausos ao governador, vaias ao presidente do BNDES.
Estrutura de apoio
SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário): estacionamento, banheiros, água potável e área de descanso.
Centro de controle de operações: monitoramento em tempo real.
Posto da Polícia Militar Rodoviária: reforço na segurança.
Em resumo: o trecho norte do Rodoanel não é apenas uma obra viária, mas um símbolo da política brasileira — marcado por décadas de atrasos, escândalos e disputas, e agora usado como vitrine eleitoral.
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