Presidente brasileiro quer apresentar argumentos a Trump contra punições impostas pelos EUA a magistrados do Supremo
Malásia, 24 de outubro de 2025 — Vai Vendo Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende discutir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as sanções impostas por Washington a sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A conversa deve ocorrer durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e o encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), na Malásia.
As sanções foram aplicadas em razão da atuação dos magistrados no julgamento da “tentativa de golpe” ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro. Lula classificou as punições como injustificadas e disse que quer apresentar dados que comprovem equívocos nas decisões norte-americanas.
“Quero discutir a punição que foi dada a ministros da Suprema Corte do Brasil, [algo que] não tem nenhuma explicação, nenhum entendimento”, declarou o presidente brasileiro a jornalistas após sua passagem pela Indonésia.
Reaproximação diplomática
O encontro entre Lula e Trump será o primeiro desde o breve contato que tiveram na Assembleia-Geral da ONU, em setembro. Na ocasião, Trump elogiou Lula, dizendo que o brasileiro parecia “ser um homem muito agradável” e que houve “química excelente” entre os dois.
Dias depois, os presidentes conversaram por telefone. Lula aproveitou para solicitar a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros, reforçando o interesse em estreitar relações comerciais.
Agenda internacional
Na Indonésia, Lula se reuniu com empresários e com o presidente Prabowo Subianto, firmando acordos bilaterais e defendendo o uso de moedas locais no comércio internacional. Segundo ele, o Brasil precisa ser mais proativo na busca por parcerias globais.
“O mundo está a exigir dos líderes políticos muito mais vontade de negociar e fazer as coisas acontecerem. Nós, que temos interesse, temos que procurar as pessoas, oferecer o que o Brasil tem de bom”, afirmou.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







