Mesmo com a ausência do prefeito e presença tímida de autoridades, evento cívico mobiliza milhares e reforça o espírito patriótico na cidade
Apesar da expressiva participação popular no Desfile Cívico de 7 de Setembro em Americana — com cerca de “10 mil pessoas” entre público rotativo e integrantes dos 44 grupos participantes — o palanque oficial da Prefeitura apresentou uma composição mais enxuta do que em anos anteriores. Os dados de público foram divulgados pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Americana (SECOM).
A ausência do prefeito Chico Sardelli, diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira (5), foi sentida. Representando o chefe do Executivo, o vice-prefeito Odir Demarchi abriu oficialmente o evento com uma saudação ao público e destacou a boa recuperação de Chico. Um vídeo gravado pelo prefeito foi exibido, reforçando sua mensagem de patriotismo e união.
A cerimônia de hasteamento das bandeiras contou com a participação de autoridades militares e civis, incluindo o Capitão PM Hudson Humphreys e o 1° sargento Aguinaldo Timoteo Domingos, do Tiro de Guerra TG-045. A Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Magi” e o Corda Coral “Maestrina Marília Andrade” abrilhantaram o momento solene.
No entanto, a presença de vereadores e secretários municipais foi mais tímida em comparação com edições anteriores. Embora nomes do legislativo como Léo da Padaria (presidente da Câmara), Marcos Caetano, Gutão do Lanche, Jacira Chavare, Jean Mizzoni, Renan de Angelo, entre outros, tenham marcado presença, a composição política do palanque não refletiu o mesmo entusiasmo do público nas ruas.
O secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, celebrou o evento como um momento de reafirmação da identidade nacional e destacou o papel da cidadania:
“Hoje comemoramos a Independência do nosso País e mais do que isso, celebramos a união e o amor à nossa Pátria.”
Entre os grupos que desfilaram estavam escolas, entidades sociais, forças de segurança, clubes esportivos e culturais, além de associações comunitárias. A diversidade e o engajamento dos participantes mostraram que, mesmo com uma representação política mais discreta, o espírito cívico permanece forte em Americana.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







