
Férias com vento, cores e perigo: cerol transforma diversão em ameaça e põe a Guarda Municipal em alerta.
Americana-SP— Durante o período de férias escolares, o céu de Americana se enche de cores — e perigos. Com o aumento de crianças e jovens empinando pipas, também crescem as ocorrências envolvendo o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, verdadeiras armas disfarçadas que colocam em risco especialmente motociclistas.
Segundo a Guarda Municipal de Americana (Gama), 12 ações de fiscalização foram realizadas entre janeiro e 15 de julho deste ano, resultando na apreensão de 20 carretéis com material cortante. As medidas incluem patrulhamento em áreas públicas, abordagens educativas e até campanhas de conscientização como a “Pipa com cerol, corte essa ideia”, que estimula o uso de antenas corta-linha em motos.
Em casos de flagrante, os patrulheiros recolhem e destroem o material. Quando o responsável é menor de idade, os pais ou tutores legais são acionados e, se necessário, a ocorrência é encaminhada à Polícia Civil para investigação de possíveis crimes contra a vida, a saúde e a segurança pública.
“O cerol é feito com cola e vidro moído; já a linha chilena contém óxido de alumínio e sódio. São substâncias que transformam um lazer inocente em risco de morte”, alerta o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.
📞 Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.