
Investigação sobre suposto cargo fantasma na Prefeitura de Sumaré envolve namorada de vereadora de Americana; Deputado Bruno Lima nega qualquer ligação com o caso.
Sumaré, 15 de julho de 2025 — Ganha força o caso de um possível cargo fantasma na Prefeitura de Sumaré envolvendo Bianca do Carmo, namorada da vereadora de Americana Roberta Lima (PRD). Segundo apuração do Portal de Americana, Bianca foi nomeada como diretora de departamento em duas secretarias municipais e, mesmo com expediente registrado das 8h às 17h, teria sido vista em eventos e compromissos políticos em Americana durante o horário de trabalho.
A nomeação teria ocorrido em 16 de maio de 2025, inicialmente na Secretaria Municipal de Governo e Participação Cidadã, sendo posteriormente transferida para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR), com salário superior a R$ 8 mil. Funcionários da SMMUR afirmaram à imprensa que desconhecem a servidora. “Esse nome não existe aqui, nunca ouvi falar”, relatou uma funcionária sob anonimato.
O portal Vai Vendo Brasil procurou esclarecimentos da Prefeitura de Sumaré, com o secretário de Comunicação, João Cleto: até o fechamento da matéria o mesmo não se manifestou.
Também procurado pela reportagem do Portal de Americana, o deputado federal Bruno Lima (PP) — conhecido pela atuação na causa animal e por liderar o movimento Cadeia para Maus-Tratos, do qual Roberta Lima faz parte — se eximiu de qualquer vínculo com o caso. Em nota oficial enviada ao Portal de Americana, declarou:
“Por se tratarem de temas vinculados a investigações em curso, que não possuem qualquer relação com nosso mandato parlamentar, não cabe a este emitir juízos de valor ou comentários a respeito.”
Bruno Lima reconheceu que Roberta foi sua assessora até ser eleita vereadora, e que segue colaborando em ações do seu projeto político, mas não defendeu publicamente a vereadora nem sua namorada, tampouco comentou as denúncias.
O caso segue sob apuração jornalística. Os canais seguem abertos para manifestações de Bianca do Carmo, Roberta Lima, da Prefeitura de Sumaré e do próprio deputado Bruno Lima, caso optem por se pronunciar futuramente.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.