Ministro André Mendonça assume após saída de Dias Toffoli
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado eletronicamente como novo relator do inquérito que apura supostas fraudes envolvendo o Banco Master. A mudança ocorreu após o ministro Dias Toffoli solicitar sua saída da relatoria, em razão de menções ao seu nome encontradas em mensagens no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono da instituição.
Em nota oficial, os ministros do STF afirmaram não haver motivos para suspeição ou impedimento de Toffoli, destacando que ele atendeu a todos os pedidos da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ainda assim, diante da repercussão pública, Toffoli decidiu deixar o caso.
A decisão foi tomada após uma reunião de três horas entre os ministros da Corte, na qual Toffoli apresentou sua defesa e reafirmou não ter recebido valores de Vorcaro. O magistrado confirmou ser sócio de um resort que teve participação comprada por um fundo ligado ao Banco Master, mas negou qualquer irregularidade.
Além deste processo, André Mendonça também é relator de outro inquérito que investiga descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Por Jorge Ramos – Redação Vai Vendo Brasil / Fonte: Agência Brasil







