Parada programada na ETA II nesta segunda-feira (1º) vai durar cerca de quatro horas e afetar diversos bairros, mas garantirá avanços nas obras do novo reservatório do São Vito
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana informou que realizará, na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, a partir das 8h, uma parada programada na ETA II (Estação de Tratamento de Água II) para a execução simultânea de dois serviços essenciais. A medida foi adotada de forma estratégica para que a falta de água ocorra apenas uma vez, evitando novas interrupções e garantindo maior eficiência na operação.
As intervenções incluem reparos no canal de água tratada e a instalação de um novo conjunto motobomba, etapa necessária para o avanço das obras do novo reservatório do São Vito. A paralisação deverá durar cerca de quatro horas e afetará o abastecimento nos bairros Cordenonsi (parcial), Conserva, Nova Americana, Vila Galo, Vila Biasi, Jardim São Pedro, Jardim São Paulo, Parque das Nações, Morada do Sol, Parque Gramado, São Jerônimo, Jardim das Orquídeas, Jardim da Balsa, Jardim Dona Rosa, Jardim Pacaembu, Mário Covas, Catharina Zanaga, Parque Industrial do Jardim Alvorada, Guaicurus, Jardim Trípoli e São Vito.
Segundo o superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, a decisão de realizar os dois serviços de forma conjunta é a melhor alternativa para reduzir impactos e acelerar benefícios futuros.
“Optamos por unificar as intervenções para evitar duas paralisações e garantir que o avanço do sistema aconteça com o menor transtorno possível para a população. Além de corrigirmos um problema estrutural, estamos preparando o bombeamento que vai atender o novo reservatório do São Vito, ampliando significativamente a reservação de água para toda a região”, afirmou.
O novo reservatório do São Vito terá capacidade para 2,1 milhões de litros de água, ampliando a reservação local dos atuais 1,6 milhão para 3,7 milhões de litros. A estrutura beneficiará diretamente cerca de 20 mil moradores, reforçando o abastecimento e garantindo maior segurança hídrica.
O DAE orienta a população das áreas afetadas a reservar água previamente e a utilizar o recurso de forma consciente durante o período da intervenção.
Da Redação Vai Vendo Brasil
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







