Publicidade
Logo Retangulo VVB
Página Inicial, Click aqui

Após acordo de paz liderado por Trump, Hamas liberta últimos 20 reféns

guerra-faixa-gaza-acordo-1080x646-1 Após acordo de paz liderado por Trump, Hamas liberta últimos 20 reféns
Foto: Amir Cohen

Governo israelense, por sua vez, colocou quase 2 mil palestinos em liberdade

 O Hamas libertou na manhã desta segunda-feira (13) os últimos 20 reféns israelenses vivos. Eles haviam sido sequestrados no dia 7 de outubro de 2023.

A soltura ocorreu em duas etapas. Na primeira, o grupo entregou sete pessoas à Cruz Vermelha no norte da Faixa de Gaza.  Cerca de 1h30 depois, o Hamas restituiu os outros 13 reféns, desta vez na região de Khan Younis, no sul de Gaza.

Todos caminhavam de forma autônoma, apesar do estado fragilizado depois de dois anos de cativeiro. “Tudo agora parece mais belo, tudo parece melhor, as cores estão no ar”, celebrou Ilan Gilboa-Dalal, pai de Guy Gilboa-Dalal, que havia sido sequestrado no festival Nova, rave que acontecia perto do enclave palestino no dia dos atentados.

Em troca, Israel soltou de suas cadeias 1.966 prisioneiros palestinos, incluindo 250 condenados à prisão perpétua e mais de 1,7 mil detidos durante o atual conflito na Faixa de Gaza. “Declaramos nosso compromisso em relação ao acordo e a seus prazos, desde que Israel também os respeite”, disse o Hamas em um comunicado após libertar os reféns.

Já o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, cancelou sua viagem a Sharm el-Sheikh, no Egito, onde será realizada a cerimônia oficial de assinatura do acordo de cessar-fogo, para participar de festividades em seu país. O Hamas também deve restituir ainda nesta segunda-feira os corpos de vários dos 28 reféns que morreram durante o cativeiro.

Os 20 sobreviventes foram levados pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) para uma base militar no sul do país, de onde foram encaminhados a hospitais. Existe a expectativa de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que desembarcou em solo israelense enquanto a libertação era concluída, visite alguns deles.

Até o momento, no entanto, Israel e Hamas concordaram apenas com a primeira fase do plano de paz do presidente dos EUA, que previa a libertação dos reféns e dos prisioneiros palestinos e a retirada das IDF para a chamada “linha amarela”, perímetro que corresponde a 53% do território da Gaza.

Com informações da ANSA Brasil


Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes