
Três estabelecimentos foram interditados em operação conjunta com as Polícias Civil e Militar, após irregularidades como falta de licenciamento e produtos vencidos
A Vigilância Sanitária de Americana realizou, na noite desta quinta-feira (2), uma nova blitz de fiscalização em estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, com o apoio das Polícias Civil e Militar. O objetivo da operação é preservar a saúde da população diante do registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebida alcoólica adulterada no Brasil. A ação resultou na interdição de três estabelecimentos, nos bairros Jardim Progresso, Jardim São Paulo e Jaguari.
No Jardim Progresso, a ação foi realizada em uma adega, em conjunto com a Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), da Polícia Militar, e resultou na apreensão de drogas em flagrante e apreensão do responsável pelo local. Além disso, o estabelecimento foi interditado por falta de Certificado de Licenciamento Integrado. A Polícia Científica também esteve no local e recolheu amostras para análise.
Já no Jardim São Paulo, durante inspeção de rotina em conjunto com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil, a Vigilância interditou um depósito por falta de Certificado de Licenciamento Integrado vigente. Durante a ocorrência, foram encontradas e descartadas seis garrafas de cerveja que estavam fora do prazo de validade. Os responsáveis comprovaram a procedência das bebidas comercializadas no local, apresentando todas as notas fiscais, e não foram encontrados produtos sem identificação.
A Vigilância interditou também uma adega no bairro Jaguari, por não possuir o Certificado de Licenciamento Integrado. O estabelecimento também teve os produtos interditados parcialmente, pelo fato de o responsável não ter apresentado as notas fiscais.
O diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges, destacou que a fiscalização tem caráter de proteção à saúde pública. “O trabalho das equipes é garantir que os consumidores não sejam expostos a produtos de origem duvidosa ou que ofereçam riscos à saúde. A população pode ter a tranquilidade de que a Prefeitura segue firme no combate a irregularidades e na promoção da segurança alimentar”, assegurou.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, reforçou a importância da parceria com a população. “As denúncias são fundamentais para que possamos agir com rapidez. Nosso objetivo é tanto orientar os comerciantes sobre as normas quanto proteger o consumidor de práticas que coloquem sua saúde em risco”, disse.
A Vigilância Sanitária lembra que os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas são submetidos a fiscalizações de rotina ou sempre que há necessidade de apuração por denúncias. A Prefeitura orienta os consumidores a adquirirem bebidas apenas em locais regularizados e denunciarem irregularidades por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pelo telefone (19) 3475-9024 ou pelo site www.americana.sp.gov.br, especialmente em casos de suspeita de comércio clandestino ou venda de produtos com preços muito abaixo do mercado.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.