
Descarrilamento de bondinho histórico em Lisboa deixa 17 mortos e 21 feridos; autoridades investigam falha no sistema de freios
Lisboa — 4 de setembro de 2025 Um dos ícones turísticos mais tradicionais de Lisboa, o Elevador da Glória, foi palco de uma tragédia nesta quinta-feira. O bondinho descarrilou e desceu desgovernado por uma encosta íngreme, colidindo violentamente com um prédio e deixando pelo menos 17 mortos e 21 feridos.
Impacto e testemunhos
Imagens do local mostram os destroços do bondinho amarelo, que opera em uma das colinas mais íngremes da capital portuguesa. O vagão desgovernado passou a poucos metros de outro veículo estacionado na base da colina.
Abel Esteves, de 75 anos, estava com a esposa e o neto no segundo vagão e relatou o momento de pânico: “O vagão ganhou uma velocidade brutal, deu uma leve guinada e atingiu o prédio com um grande estrondo”.
Luto e medidas emergenciais
O governo português declarou luto nacional e hasteou bandeiras a meio mastro em homenagem às vítimas. As outras duas linhas de bondinhos da cidade foram suspensas para inspeção imediata.
Segundo Margarida Martins, chefe dos serviços de emergência, 15 pessoas morreram no local e outras duas faleceram no hospital durante a noite. Entre os feridos estão cidadãos de Portugal, Alemanha, Espanha, Coreia, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos.
Investigação em andamento
As autoridades investigam a principal hipótese de falha no sistema de freios como causa do acidente. A brasileira Eliane Chaves, residente em Lisboa há 20 anos, lamentou o ocorrido: “As pessoas dizem que foi negligência, mas não foi. Eles supervisionam tudo minuciosamente. Foi um acidente, como pode acontecer com um avião ou um carro”
Fonte: Reuters
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.