
Protestos tomam cidades brasileiras com pautas como impeachment de Moraes e defesa de Jair Bolsonaro
Brasília – Neste domingo (3), diversas cidades brasileiras foram palco de manifestações bolsonaristas organizadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os atos ocorreram em capitais e municípios do interior, com forte presença em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Belém.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) liderou a manifestação na capital mineira, onde fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que foi alvo de sanções pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. “Alexandre de Moraes, sem toga você é nada. O STF não é dono do Brasil”, afirmou o parlamentar, ressaltando que o movimento prioriza a saída de Lula da presidência e o impeachment do magistrado.
Os discursos também citaram episódios internacionais como o apoio de Lula à ex-presidente argentina Cristina Kirchner, condenada por corrupção, e o uso de aeronave da FAB para trazer a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, como possíveis violações de soberania.
Já em Belém, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou do ato e alegou que seu marido sofre censura prévia: “Hoje é o dia em que se comemora o fim da censura no Brasil. Que possamos reacender o vigor para recuperar a liberdade”, disse em publicação nas redes sociais.
Em São Paulo, o protesto teve liderança do pastor Silas Malafaia, também contou com a presença de Nikolas Ferreira enquanto no Rio de Janeiro foi conduzido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os organizadores reforçaram pautas como liberdade de expressão, críticas ao Judiciário e apoio ao ex-presidente.
As manifestações indicam a manutenção da mobilização da base bolsonarista e revelam o clima de polarização e tensão política vigente no país
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.