Página Inicial, Click aqui
Publicidade

Ministro de Lula, Carlos Lupi Ignorou Denúncias de Fraudes no INSS

Luppi-1024x559 Ministro de Lula, Carlos Lupi Ignorou Denúncias de Fraudes no INSS
Foto: Divulgação

Lupi enfrentou denúncias de fraudes no INSS, mas tomou quase um ano para agir, gerando preocupações entre aposentados e entidades

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi alertado em junho de 2023 sobre fraudes envolvendo aposentadorias e pensões do INSS. De acordo com denúncias e atas das reuniões do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o problema incluía descontos não autorizados realizados por entidades com Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS. Apesar da gravidade da situação e dos apelos apresentados por representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), o ministro levou cerca de dez meses para tomar medidas concretas.

Durante uma reunião do CNPS, Tonia Galleti, representante do Sindnapi, destacou o aumento de denúncias, solicitando maior regulamentação dos ACTs e ações mais seguras para proteger aposentados e trabalhadores. Entre os pedidos, estavam dados sobre o crescimento de associados das entidades e a curva de denúncias nos últimos meses. A pauta não foi aprovada inicialmente, justificando que o cronograma da reunião já estava definido.

O caso gerou críticas e debates sobre a eficácia dos processos de controle no INSS e a urgência de medidas para evitar fraudes e proteger os beneficiários. Lupi afirmou à imprensa que já está implementando ações para enfrentar essas irregularidades, mas o atraso nas providências provocou preocupação em sindicatos e aposentados.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes