Página Inicial, Click aqui
Publicidade

STF interrompe julgamento sobre anulação de ações da Lava Jato contra Palocci após empate

Foto: Antonio Augusto/STF

STF suspende julgamento de ações contra Palocci após empate no placar e pedido de vista de Nunes Marques.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, interrompeu nesta sexta-feira, dia 4, o julgamento que discute a anulação de ações relacionadas ao ex-ministro Antônio Palocci. O pedido de vista foi realizado após o placar entre os ministros empatar em 2 a 2, no plenário virtual da Segunda Turma do tribunal.

O debate centra-se na decisão do ministro relator, Dias Toffoli, que havia estendido a Palocci os efeitos de decisões tomadas em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anulando provas vinculadas à Operação Lava Jato. Toffoli argumentou que Palocci foi vítima de um “conluio” entre o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato.

Por outro lado, o ministro André Mendonça votou contra a decisão, justificando que os casos de Lula e Palocci possuem diferenças fundamentais e exigem análise individual. Mendonça afirmou que a extensão automática das decisões compromete o princípio do juiz natural e vai além da competência do STF. Ele foi acompanhado pelo ministro Edson Fachin, que também votou contra a medida.

Com o pedido de vista de Nunes Marques, o desfecho do julgamento ainda é incerto e depende do retorno à pauta. A decisão será crucial para determinar os rumos jurídicos envolvendo Palocci e os impactos das investigações da Lava Jato.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro

Posts recentes