
Ministério das Relações Exteriores do Brasil diz que pessoas que embarcaram nos voos aderiram a programa voluntário
O jornal britânico The Guardian publicou uma reportagem afirmando que 629 brasileiros foram deportados do Reino Unido em voos “secretos” custeados pelo governo britânico. No entanto, o Itamaraty negou essa informação, afirmando que todas as pessoas enviadas ao Brasil aderiram voluntariamente a um programa governamental do Reino Unido.
A reportagem revelou que três voos partiram nos dias 9 e 23 de agosto e 27 de setembro, cada um com mais de 200 pessoas, incluindo 109 crianças. Segundo o The Guardian, os serviços de imigração britânicos nunca haviam removido um contingente tão grande de cidadãos de uma mesma nacionalidade, e a remoção de crianças nesse tipo de voo seria inédita.
O Itamaraty explicou que os brasileiros citados na reportagem embarcaram em um projeto do governo britânico para organizar voos de retorno voluntário ao Brasil, oferecendo passagens aéreas e incentivos financeiros para aqueles que desejavam retornar ao seu país de origem. O ministério reforçou que não se trata de deportação, mas de uma decisão voluntária dos participantes de aderir à iniciativa britânica.
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.