
Comitê anunciou a segunda alta seguida; em setembro, havia subido a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. Aumento de 0,5 ponto é o maior desde maio de 2022.
Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (06/11/2024) a elevação da taxa Selic de 10,75% para 11,25% ao ano, marcando a segunda alta consecutiva. Em setembro, a taxa básica de juros havia sido aumentada em 0,25 ponto percentual. O aumento de 0,5 ponto percentual é o maior desde maio de 2022.
A decisão foi unânime entre os membros do Copom, que justificaram a medida citando a incerteza econômica nos Estados Unidos. O comunicado do Copom destacou que o ambiente externo permanece desafiador, principalmente devido à conjuntura econômica incerta nos EUA, o que levanta dúvidas sobre os ritmos da desaceleração e da desinflação, além da postura do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.
O mercado financeiro já esperava esse aumento, e a estimativa para o fechamento de 2024 é que a taxa Selic alcance 11,75% ao ano, de acordo com o relatório “Focus” do Banco Centra. O Copom também mencionou a necessidade de medidas estruturais para o orçamento fiscal, ressaltando que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida contribuirá para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros.
Este aumento da Selic reflete a postura do Banco Central em adotar medidas mais rigorosas para combater a inflação, influenciando todas as taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras
Descubra mais sobre Vai Vendo Brasil Sp News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.