
Prefeitura protocola projetos de lei para atualizar o Plano Diretor de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo
A Prefeitura de Americana deu mais um passo na busca pela certificação como município de interesse turístico. Nesta segunda-feira (26), foram protocolados na Câmara Municipal dois projetos de lei, de autoria do Poder Executivo, que atualizam o Plano Diretor de Turismo de Americana e a composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), medidas necessárias para obter a classificação.
O Projeto de Lei Nº 24/2023 trata da aprovação do Plano Diretor de Turismo de Americana, um estudo elaborado por profissionais dos setores públicos e privados com o objetivo de organizar e definir estratégias para o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas no município. O documento é validado pelo Comtur, pela sociedade civil e pelo Poder Legislativo municipal.
O plano atual é de 2017 e está disponível no site oficial da Prefeitura – www.americana.sp.gov.br, no link Cidade / Centro de Atendimento ao Turista – e tem validade por dez anos, mas precisa ser atualizado. O projeto encaminhado à Câmara traz essa atualização, especialmente em relação aos índices e dados estatísticos do município, projetos, fotos de prédios e áreas públicas, e a inclusão da validação da atualização pelo Comtur.
Já o Projeto de Lei Nº 23/2023 altera a composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), prevendo a indicação de dois representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, sendo um da Unidade de Turismo e um da Unidade de Cultura; além de um representante das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e Esportes. A mudança é necessária devido às recentes orientações da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Essas medidas foram adotadas em atenção à retomada das articulações com o Estado, por parte das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Gestão de Convênios, com o objetivo de obter a classificação de Americana como município de interesse turístico. No início de junho, a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria, e o secretário municipal adjunto de Gestão de Convênios, Thiago Guimarães, estiveram na Secretaria do Estado de Turismo com esse objetivo.
“Americana tem se destacado no cenário turístico do interior paulista com a realização de grandes eventos e estamos buscando a certificação para ampliar esse trabalho”, declarou a secretária Marcia Gonzaga Faria.
“A secretaria de Gestão de Convênios tem a satisfação de apoiar mais essa ação da administração do prefeito Chico Sardelli e não mediremos esforços para obter a classificação”, garantiu o secretário Vinicius Zerbetto.
O Estado de São Paulo é composto por 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. A classificação como Município de Interesse Turístico fortalece o desenvolvimento das regiões, viabilizando investimentos em infraestrutura e para o desenvolvimento.
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